top of page

+55 (16) 3513-4600

Zilor

Zilor

A Zilor é uma empresa multinacional brasileira que atua no setor sucroenergético,

produzindo açúcar, etanol, energia elétrica renovável e ingredientes naturais para

alimentação. Fundada na década de 1940, possuem atualmente 3 unidades industriais e 3 agroindustriais no Brasil, além de unidades nos Estados Unidos e na Bélgica.


Na safra de 2021/2022, a Zilor moeu aproximadamente de 10 milhões de toneladas de

cana-de-açúcar, produzindo cerca de 662 mil toneladas de açúcar e 468 mil metros cúbicos de etanol, atendendo mais de 60 países.

Além disso, graças à cogeração de energia, a empresa assegura 100% da necessidade energética de suas usinas e tem capacidade para exportar cerca de 477 GWh de energia elétrica por ano a partir da biomassa de cana-de-açúcar, suficiente para iluminar uma cidade com mais de 500 mil habitantes.


Como parte de um projeto de ampliação da Usina São José, a Zilor adquiriu uma nova

caldeira HPB/B&W com capacidade de produção nominal de 250.000 kg/h de vapor superaquecido a 530°C e pressão de 96 kgf/cm²(g), a partir da queima de bagaço de cana.

Como fator relevante para este projeto está o desafio e a capacidade da HPB atender ao restrito prazo de entrega de 18 meses entre a assinatura de contrato e a disponibilidade do equipamento para produzir vapor, mesmo com um cenário bastante desafiador de cadeia de suprimentos devido às questões geopolíticas do momento.


Este investimento em tecnologia possibilitará um aumento na capacidade de produção e na geração de energia para a usina São José, da Zilor, utilizando combustível de fonte renovável e mantendo a rota de compromisso com o futuro de menores emissões líquidas de carbono. Isso comunica com a estratégia da HPB em proporcionar soluções de elevada qualidade e com responsabilidade social, buscando dar à energia renovável produzida por queima de biomassa o destaque merecido na matriz energética.

bottom of page