top of page

+55 (16) 3513-4600

3 tentos

3 tentos

A 3Tentos é uma empresa com raízes no agronegócio, que oferece um ecossistema verticalizado e integrado para varejo de insumos agrícolas, originação e trading de grãos e industrialização.

Começou suas atividades em 1995 e, desde então, vem se expandindo em ritmo acelerado, possuindo atualmente mais de 50 unidades divididas no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso. 

Com sede em Santa Bárbara do Sul, a 3tentos possui quase 17 mil clientes ativos, e conta com mais de 160 profissionais que prestam consultoria especializada em gestão, manejo e tecnologia do campo.

A empresa também transforma óleo de soja em biodiesel, além de cogerar energia elétrica renovável a partir de biomassa, adicionando valor na cadeia de produção. 


Atualmente, a 3Tentos está construindo uma unidade industrial em Vera, no Mato Grosso, com o intuito de expandir suas operações de originação de milho, processamento de soja e produção de biocombustíveis.

Para suprir a demanda de vapor dessa nova unidade, a empresa investiu em uma caldeira HPB/B&W, com capacidade de produzir 70.000 kg/h de vapor superaquecido a 490°C sob pressão de 67 kgf/cm²(g).

Como combustível, o equipamento foi projetado para queimar até 16 mixes, incluindo cavaco e cascas de madeira, resíduos florestais, bambu, casca de arroz, resíduos de milho, resíduos de algodão, entre outros combustíveis de oportunidade.


A tecnologia que permite a queima dessa variedade de combustíveis é o Leito Fluidizado Borbulhante, atualmente o estado da arte para conversão de biomassa em energia. As caldeiras com esse sistema de queima podem ser projetadas para operar com várias combinações de combustíveis, em alguns casos com umidade de até 65%, e ainda apresentam uma eficiência de queima acima dos 99,5%.

Além disso, possuem uma operação mais estável e com maior confiabilidade, resultando em uma maior disponibilidade operacional do equipamento. Para fazer proveito dos diversos combustíveis de oportunidade disponíveis nos arredores da instalação, a 3tentos optou por investir nessa solução, de forma a reduzir os custos operacionais da planta.


Já no quesito ambiental, o sistema de controle de emissões utilizado neste projeto é o Precipitador Eletrostático, solução com maior eficiência na captação do material particulado presente nos gases provenientes da combustão.

Visando se adaptar a um futuro com leis ambientais mais severas, a 3Tentos optou pela tecnologia de menor impacto ambiental ofertada pela HPB, com tecnologia The Babcock & Wilcox Company (B&W)


A caldeira da unidade de Vera da 3Tentos foi fornecida no conceito modular, no qual parte dos componentes, como a fornalha, o feixe tubular e os recuperadores de calor, são levados a campo após serem pré-montados na fábrica. Isso contribui com a rápida montagem destes equipamentos com a consequente redução do prazo de entrega global do fornecimento, além de garantir melhor controle de qualidade e maior confiabilidade dos equipamentos, que passam por testes e inspeção dos módulos em fábrica.

bottom of page