top of page

Conheça os novos participantes do Programa de Trainees

Novo ciclo do Programa de Trainees HPB permite que profissionais recém formados conheçam o escopo total da empresa.


Da esquerda para direita: Ian Hori de Oliveira, Anderson de Araújo Antunes Quintas, João Roxo Nogueira, Edgar Matos Shimosono, Lucas Costa Mamedes e Felipe Ayosa 
Da esquerda para direita: Ian Hori de Oliveira, Anderson de Araújo Antunes Quintas, João Roxo Nogueira, Edgar Matos Shimosono, Lucas Costa Mamedes e Felipe Ayosa 

O início de 2025 também representa o começo de um novo ciclo do Programa de Trainees HPB. A iniciativa permite que engenheiros recém-graduados e graduandos das disciplinas de Engenharia Mecânica, Produção, Materiais e Mecatrônica construam uma percepção bem estruturada da cultura e da essência da empresa.


Os novos trainees da empresa iniciaram oficialmente as atividades no mês de janeiro e o grupo é composto por: Lucas Costa Mamedes, João Roxo Nogueira, Edgar Matos Shimosono, Felipe Ayosa, Ian Hori de Oliveira e Anderson de Araujo Antunes Quintas.


Ao longo de dois anos, o grupo de engenheiros mecânicos fará um rodízio entre diversas áreas da empresa, permitindo que adquiram experiências e conhecimentos em todos os setores.



Para Lucas, a oportunidade de ter acesso às diversas etapas do projeto é excelente para a formação do engenheiro. “Desde a primeira palestra, percebi que a HPB contempla várias etapas do projeto final, então temos uma oportunidade única de aplicar os conhecimentos que adquirimos na faculdade e aprender sobre engenharia na prática, que é algo que me interesso muito.”




Desde que iniciou seu trabalho na HPB e passou a ter mais contato com o universo das caldeiras, João percebeu que é uma área complexa, mas muito interessante de estudar. “Vamos ter a chance de ficar dois anos totalmente focados em aprendizado, passando por diferentes áreas e acompanhando o processo completo da fabricação de uma caldeira. Com certeza é uma oportunidade única.”



Edgar concorda e destaca que todos da empresa foram muito solícitos em tirar suas dúvidas, responder perguntas e auxiliar de diferentes maneiras. “Eu não conhecia muito a fundo o segmento de caldeiras, mas estou animado em saber mais e sei que vamos ter a oportunidade de aprender e entender tudo. É bom trabalhar com pessoas que não só possuem muito conhecimento, mas ficam felizes em compartilhar.”



Quando estava na faculdade, Felipe não imaginava ingressar no ramo de geração de vapor, mas se interessou pela HPB logo de cara e as primeiras impressões estão sendo positivas. “Estar aqui é quase como participar de um curso, porque aprendemos o tempo todo. E ter a chance de me conectar com esse setor em uma empresa que representa a elite da geração de vapor é um privilégio.”


Ao longo do programa, os Trainees terão reuniões periódicas de mentoria com os líderes de diferentes áreas, com o objetivo de trocarem experiências e incentivarem o desenvolvimento pessoal e profissional.



Na visão de Ian, as reuniões de mentoria são excelentes para terem a experiência mais completa. “Cada área é muito distinta da outra e poder aprender não só com o trabalho do dia a dia, mas com as vivências e conhecimento de profissionais da alta supervisão da HPB com certeza vai agregar muito.”





Anderson acredita que uma das maiores vantagens do programa é a possibilidade de ter um contato mais próximo com a alta gestão da empresa. “Conversar com os sócios-fundadores, que foram os responsáveis por construir tudo isso, é uma oportunidade muito rica. Eles têm muito conhecimento para passar, tanto técnico quanto de vivências.”

Rua Carlos Gomes, 2055 - Sertãozinho, SP / CEP: 14160-530 

bottom of page