UMOE
Grelha Pin Hole
Inserida no projeto de uma central termoelétrica com capacidade de 35 MWe, esta caldeira produzirá vapor a partir da queima de bagaço e folhas de cana.
O fornecimento será realizado pela HPB sob tecnologia e projeto da HPB Engenharia. A UMOE Bioenergy adquiriu a central térmica da companhia HPB em regime EPC.
Características Técnicas
Caldeira de circulação natural, Bi-Drum, feixe de convecção em tubos lisos, superaquecedor divididos em dois módulos, sendo o primeiro em contra-corrente e o segundo em fluxo paralelo aos gases, auto suportada e fornalha construída de tubos membranados.Sistema de queima tipo "Spreader Stoker", sobre grelha resfriada do tipo "Pin Hole" com descarga intermitente de cinzas, controlada por sistema automático sequencial, através de jatos de vapor de baixa pressão, os quais movem o leito de combustível e cinzas para parte frontal da caldeira.
Este material, ao final da grelha "Pin Hole" é recebido por uma grelha basculante, que descarrega as cinzas.
Recuperação de calor é feita através de dois módulos de economizadores, intercalados por dois módulos de pré-aquecedores de ar.
Um lavador de gases, tipo "low pressure venturi",garante baixo nível de emissões particuladas, com baixo consumo de água circulante.
Local: Sandovalina - SP - Brasil
Operação: Abril de 2012
Dados Técnicos da Caldeira:
Tecnologia e Engenharia: HPB Engenharia e Equipamentos Ltda | B&W
Vazão Máxima de Vapor: 150.000 kg/h
Pressão de Operação do Vapor: 67 bar
Temperatura Final do Vapor: 520°C
Combustível Principal: Bagaço de cana com umidade média de 50%
Eficiência Térmica da Caldeira: 89,0 +- 1,5% ao PCI
Emissões Garantidas: CO: < 200 mg/Nm³ Particulados: < 200 mg/Nm³NOx: < 300 mg/Nm³