top of page

+55 (16) 3513-4600

Klingele

Klingele

Leito Fluidizado Borbulhante (BFB)

Com mais de 100 anos de história, a Klingele é uma empresa do ramo de papel e embalagens com atuação em escala mundial.

Atualmente, possui mais de 25 unidades e 3200 colaboradores, e conta com uma ampla variedade de produtos, entre eles o papelão corrugado, embalagens para transporte e caixas de papelão ondulado.

Recentemente, com o intuito de expandir suas operações, a Klingele adquiriu uma nova fábrica de papel no Brasil, em Nova Campina – SP, ampliando sua gama de produtos para incluir papéis de fibra virgem. 


A empresa acredita que a escolha de tecnologia pode alavancar a qualidade, reduzir custos e colaborar com o meio ambiente. Comunicando com essa filosofia, a Klingele investiu em uma nova caldeira da HPB/B&W, com capacidade nominal de produzir 120.000 kg/h de vapor superaquecido a 495°C e pressão de 67 kgf/cm² a partir da combustão de cavaco de madeira, cascas, lodo e gases não-condensáveis, os quais são subprodutos da produção de celulose, além de óleo combustível como alternativa.

O sistema de geração de vapor foi projetado para operar com uma grande variedade de combustíveis e em diferentes condições de queima, uma conveniência viabilizada pela tecnologia de Leito Fluidizado Borbulhante (BFB), selecionada pela Klingele neste projeto.


Além de permitir o uso de diversas combinações de combustíveis, o BFB possibilita a queima de biomassas com baixa e elevada umidade, a depender da condição operacional em que o combustível se apresenta. Isso porque o material inerte presente no leito, no caso a areia, possui uma inércia térmica, permitindo operação estável. O Leito Fluidizado Borbulhante também apresenta a maior eficiência de queima entre os sistemas de combustão de biomassa, ultrapassando os 99,5%, e conta com disponibilidade e confiabilidade superiores a outras soluções.


O equipamento fornecido à Klingele também possui um Precipitador Eletrostático como sistema de controle de emissões gasosas, o que possibilita uma emissão de material particulado inferior a 50 mg/Nm³, reduzindo o impacto ambiental da fábrica. Essa solução de alta eficiência na coleta de material particulado leva em consideração os limites cada vez mais restritos de emissões, contribuindo com a qualidade de vida para as próximas gerações.

A aquisição deste gerador de vapor pela Klingele comunica com a estratégia da HPB por contribuir com o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias de ponta, proporcionando ao cliente um produto com qualidade superior, elevada eficiência e baixo impacto ambiental.

bottom of page