top of page

+55 (16) 3513-4600

Guarani S/A

Guarani S/A

Leito Fluidizado Borbulhante

Buscando solução para a queima de seu bagaço de cana com alto teor de umidade, a Guarani S/A, na sua unidade de Cruz Alta, decidiu pela aplicação da tecnologia da HPB/B&W de Leito Fluidizado Borbulhante, para a sua nova caldeira de força.

Esta caldeira produzirá o vapor requerido pela unidade industrial, a partir da queima de bagaço de cana oriundo de extração por difusor. 


Características Técnicas

Caldeira de circulação natural, Single Drum, feixe de convecção em tubos lisos, superaquecedor divididos em dois módulos, sendo o primeiro em contra-corrente e o segundo em fluxo paralelo aos gases, auto-suportada e fornalha construída de tubos membranados.

Leito fluidizado borbulhante, utilizando como material inerte areia, do tipo fundo totalmente aberto,permitindo remoção completo de elementos estranhos tais como, pedras, resíduos  metálicos e outros.

Controle de temperatura do leito feito pela combinação de ar primário e recirculação de gases.A recuperação de calor será feita através de um economizador, instalado à saída da caldeira, seguido de um pré-aquecedor de ar dividido em três (3) módulos.

Um lavador de gases, instalado antes do ventilador de tiragem induzida, garante o nível de emissões particuladas abaixo de 130 mg/Nm³.


Local: Olímpia - São Paulo - Brasil

Operação:  Abril de 2012


Dados Técnicos da Caldeira:

Tecnologia e Engenharia: HPB Engenharia e Equipamentos Ltda | B&W

Vazão Máxima de Vapor: 150.000 kg/h

Pressão de Operação do Vapor: 67 bar

Temperatura Final do Vapor: 525°C

Combustível de Partida: Etanol

Combustível Principal: Bagaço de cana com umidade média de 54%

Eficiência Térmica da Caldeira: 91,3% ao PCI

Emissões Garantidas: CO: < 150 mg/Nm³ Particulados: < 130 mg/Nm³NOx: < 150mg/Nm³

bottom of page