top of page

+55 (16) 3513-4600

Granbio

Granbio

Leito Fluidizado Borbulhante

Fundada em Junho de 2011, a GranBio é focada no desenvolvimento de altas tecnologias para aplicações pioneiras no setor industrial de produção de biocombustíveis e bioquímicos.

A planta para produção de etanol celulósico, também conhecido como etanol de segunda geração, ou simplesmente 2G, localizada em São Miguel dos Campos, Alagoas, é uma das primeiras do mundo a operar na produção deste combustível.

Com capacidade nominal de 82 milhões de litros de 2G por ano, entrou em operação no início de 2014.

Para atender ao fornecimento de vapor requerido pela planta industrial, a GranBio optou pela tecnologia que representa o estado da arte em combustão de biomassa, com alto rendimento e baixo impacto ambiental.

A caldeira de leito fluidizado borbulhante, adquirida da HPB, tem capacidade de produzir 200 t/h de vapor superaquecido a 525 °C e pressão de 68 bar.

O combustível  utilizado é composto pelo bagaço e as folhas da cana de açúcar, bem como uma mistura de lignina e vinhaça, ambos resíduos finais do processo de destilação na produção do 2G.

Em conjunto a outros fatores, a GranBio optou pelo leito fluidizado borbulhante pela consideração da alta complexidade de se queimar esta mistura de lignina e vinhaça e adicionalmente aos ganhos de rendimento térmico e baixo impacto ambiental.

Este é o único sistema que obtém total controle sobre a temperatura em que se processa a queima, item vital para combustíveis com alta alcalinidade nas cinzas.

Com eficiência de combustão superior a 99,5% e emissões de CO e NOx inferiores a 50% das respectivas emissões em caldeiras de combustão convencional, o leito fluidizado borbulhante provê alta flexibilidade de combustão, permitindo a queima de combustíveis alternativos tais como TRF (resíduos de pneus), RDF (resíduos de lixo urbano processado), petcoke, torta de filtro, entre outros. 


Local: São Miguel Dos Campos / AL - BR

Operação Comercial: Julho / 2014.


Dados Técnicos da Caldeira:

Engenharia e Tecnologia: HPB Engenharia e Equipamentos Ltda | B&W

Vazão Máxima de Vapor: 200.000 kg/h

Pressão de Operação do Vapor: 67 bar

Temperatura Final do Vapor: 520°C

Combustível de Partida: Etanol

Combustível Principal: Bagaço de cana com PCI de 1.712 kcal/kg e/ou Lignina com PCI de 1.894 kcal/kg

Eficiência Térmica da Caldeira: 91,00% ao PCI (Bagaço)91,50% ao PCI (Lignina)

Emissões Garantidas: Particulado : < 200 mg/Nm³

bottom of page