+55 16 3513-4600

Casos

USINA SÃO FERNANDO

Sistema tipo "Spreader Stoker" sobre Grelha Rotativa:

Usina São Fernando Açúcar e Álcool

Para atender ao aumento de moagem de cana para 4.000.000 tons e expressivo aumento da co-geração elétrica, a São Fenando adquiriu da HPB Energia a segunda caldeira para sua unidade industrial de Dourados - MS. A unidade já conta com uma caldeira de tecnologia HPB, para as mesmas condições de vazão, pressão e temperatura.

 

LOCAL: Dourados - MS - Brasil

OPERAÇÃO: Junho de 2011

 

CARACTERÍSTICA TÉCNICAS

Caldeira de circulação natural, single drum, feixe de convecção em tubos lisos, superaquecedor divididos em dois módulos, sendo o primeiro em contra-corrente e o segundo em fluxo paralelo aos gases, suspensa por estrutura metálica e fornalha construída de tubos membranados.

Grelha rotativa, para descarga de cinzas, permitindo a queima de bagaço de cana com impurezas minerais tão altas quanto 30 Kg/ton. de cana. Grelha constituída com dois mancais centrais resfriados, sendo um dianteiro e outro traseiro e os demais totalmente externos à fornalha.

Recuperação de calor feita através de dois módulos de economizadores e três módulos de pré-aquecedores de ar. Um lavador de gases, tipo "low pressure venturi", garante baixo nível de emissões particuladas, com menor consumo de água circulante.

Dados Técnicos da Caldeira:
TECNOLOGIA E ENGENHARIA

HPB Engenharia e Equipamentos Ltda

VAZÃO MÁXIMA DE VAPOR

250.000 kg/h

PRESSÃO DE OPERAÇÃO DO VAPOR

100 bar

TEMPERATURA FINAL DO VAPOR

540°C

COMBUSTÍVEL PRINCIPAL

Bagaço de cana umidade média de 52%

EFICIÊNCIA TÉRMICA DA CALDEIRA

88,0% ao PCI

EMISSÕES GARANTIDAS

CO: < 200 mg/Nm³
PARTICULADOS:< 200 mg/Nm³
NOx: < 300 mg/Nm³

Mais Casos: