+55 16 3513-4600

Casos

SÃO MARTINHO

Leito Fluidizado Borbulhante:

Usina São Martinho

Para atender à produção de vapor de alta pressão para a nova central termoelétrica, a Usina São Martinho, decidiu em favor da tecnologia da HPB/B&W de leito fluidizado borbulhante para a sua nova caldeira de força, que será instalada na unidade de Pradópolis, SP. Esta tecnologia, além de garantir a queima do bagaço de cana com a mais alta eficiência do mercado (superior a 99,5%), o faz com os menores índices de impacto ambiental, ou seja menores emissões de CO, NOx e particulados. O gerador de vapor adquirido, representa o estado da arte de combustão de biomassa com baixíssimo impacto ambiental.

 

LOCAL: Pradópolis - São Paulo - Brasil

CONTRATO: Março de 2011

OPERAÇÃO: Março de 2013

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Caldeira de circulação natural, single drum, feixe de convecção em tubos lisos, superaquecedor divididos em dois módulos, sendo o primeiro em contra-corrente e o segundo em fluxo paralelo aos gases, suspensão por estruturas metálicas e fornalha construída de tubos membanados.

Leito fluidizado borbulhante, utilizando como material inerte areia, do tipo fundo totalmente aberto, permitindo remoção completo de elementos estranhos tais como, pedras, resíduos metálicos e outros, com sistema de classificação e retorno de areia à fornalha. Controle de temperatura do leito feito pela combinação de ar primário e recirculação de gases.

A recuperação de calor será feita através de um economizador, instalado à saída da caldeira, seguido de um pré-aquecedor de ar dividido em dois (2) módulos. Um lavador de gases, instalado antes do ventilador de tiragem induzida, garante o nível de emissões particuladas abaixo de 200 mg/Nm³.

Dados Técnicos da Caldeira:
TECNOLOGIA E ENGENHARIA

HPB Engenharia e Equipamentos Ltda
The Babcock and Wilcox Company

VAZÃO MÁXIMA DE VAPOR

330.000 kg/h

PRESSÃO DE OPERAÇÃO DO VAPOR

68 bar

TEMPERATURA FINAL DO VAPOR

525°C

COMBUSTÍVEL DE PARTIDA

Etanol

COMBUSTÍVEL PRINCIPAL

Bagaço de cana com umidade média de 52%

EFICIÊNCIA TÉRMICA DA CALDEIRA

91,0% ao PCI

EMISSÕES GARANTIDAS

Opacidade: < 20%
CO: < 150 mg/Nm³
Particulados: < 200 mg/Nm³
NOx: < 150 mg/Nm³

Mais Casos: