+55 16 3513-4600

Casos

INGENIO EL ÁNGEL

BFB:

O Ingenio El Ángel, fundado em 1882 pela família Meléndez, em sua quarta fase de projeto decidiu pelo investimento no conceito de Usina Termelétrica de Alta Eficiência visando aumentar consideravelmente a geração de energia em sua planta. A unidade geradora de vapor HPB Energia é a primeira de seu tipo na América Central. Dentre as principais características deste projeto estão a capacidade de produzir 235.000 kg/h de vapor superaquecido a 545 °C e 102 kgf/cm²(g) a partir da combustão de bagaço de cana em leito fluidizado borbulhante (Bubbling Fluidized Bed - BFB) e a operação em ciclo regenerativo otimizado com aquecedores de água de alimentação de alta pressão que contribuem sobremaneira para a maior eficiência do ciclo térmico.

Este sistema de geração de vapor é suspenso por estruturas metálicas, especialmente projetadas para as condições de atividades sísmicas do local de implantação deste equipamento, contempla fornalha com painéis membranados, recuperadores de calor do tipo economizador e pré-aquecedor de ar, “single drum”, equipada com tecnologia de combustão superior (BFB) possui garantia de eficiência de queima superior a 99,5%, bem como permite admitir biomassa com umidade tão alta quanto 65% utilizando baixas percentagens de excesso de ar médio.

O conceito e projeto deste gerador de vapor pertencem à HPB Engenharia, empresa que compõe a Holding HPB, licenciada pela The Babcock and Wilcox Company, Barberton, Ohio, USA (B&W).

Dados Técnicos da Caldeira:
ENGENHARIA E TECNOLOGIA

HPB Engenharia e Equipamentos Ltda.

VAZÃO MÁXIMA DE VAPOR

235.000 kg/h

PRESSÃO DE OPERAÇÃO DO VAPOR

101 bar

TEMPERATURA FINAL DO VAPOR

545°C

COMBUSTÍVEL DE PARTIDA

Álcool

COMBUSTÍVEL PRINCIPAL

Bagaço de cana de açucar

EFICIÊNCIA TÉRMICA DA CALDEIRA

92,5% ao PCI

EMISSÕES GARANTIDAS

Particulado: < 200 mg/Nm³

Mais Casos: