+55 16 3513-4600

Casos

GUARANI SÃO JOSÉ

Leito Fluidizado Borbulhante:

A Guarani S.A. que já havia adquirido da HPB Energia um gerador de vapor com combustor de leito fluidizado borbulhante para sua unidade Cruz Alta nas mesmas condições de vazão pressão e temperatura da primeira caldeira, ou seja, capacidade de 150.000 kg/h, pressão de 64 bar e temperatura de 525 °C. 

O gerador de vapor está instalado na unidade de São José, município de Colina-SP e produz o vapor requerido queimando de bagaço com umidade média de 53% no período de safra e 56% durante a entressafra.

Mais uma vez, a solução de leito fluidizado selecionada frente a uma comparação com caldeiras de queima convencional, pois além de proporcionar redução de consumo de combustível superior a 7%, os ganhos indiretos são não menos expressivos, tais como: redução em mais de 50% das emissões de NOx, redução em mais de 50% das emissões de CO, redução de material circulante pela caldeira em mais de 70% com consequente redução dos custos de manutenção, possibilidade de uso de filtros de mangas ou precipitadores eletrostáticos sem a necessidade de uso de pré-coletores, possibilidade de queimas alternativas como resíduos de pneus, resíduos de lixo urbano processado, vinhaça, combustível com baixo poder calorífico não possíveis de serem queimados em caldeiras convencionais, entre outros.

Desta forma, o leito fluidizado borbulhante se firma como a melhor e mais completa solução para queima de bagaço de cana, com alta eficiência e baixo impacto ambiental.

 

LOCAL: Ivinhema / MS- Brasil

OPERAÇÃO COMERCIAL:  Junho / 2012

Dados Técnicos da Caldeira:
ENGENHARIA E TECNOLOGIA

HPB Engenharia e Equipamentos Ltda.

VAZÃO MÁXIMA DE VAPOR

150.000 kg/h

PRESSÃO DE OPERAÇÃO DO VAPOR

67 bar

TEMPERATURA FINAL DO VAPOR

525°C

COMBUSTÍVEL DE PARTIDA

Etanol

COMBUSTÍVEL PRINCIPAL

Bagaço de cana com PCI de 1.750 Kcal/Kg

EFICIÊNCIA TÉRMICA DA CALDEIRA

92,00% ao PCI

EMISSÕES GARANTIDAS

Particulado: < 130 mg/Nm³
NOx: <150

Mais Casos: