+55 16 3513-4600

Casos

COCAL PARAGUAÇU

Leito Fluidizado Borbulhante:

De origem familiar, a Cocal é uma empresa 100% nacional, fundada em 1980 na cidade de Paraguaçu Paulista, no tempo em que houve a implantação do Proálcool. Em 2012 adquiriu da HPB Energia uma nova unidade geradora de vapor com capacidade de produzir 200 t/h de vapor superaquecido a 490 °C e 62 kgf/cm²(g).

A concepção deste sistema de geração de vapor bottom supported contempla fornalha com painéis membranados, recuperadores de calor do tipo economizador e pré-aquecedor de ar, “single drum”, equipada com tecnologia de combustão de leito fluidizado borbulhante que possui garantia de eficiência de queima superior a 99,5%, bem como permite admitir diferentes  biomassas com umidade tão alta quanto 65% utilizando baixas percentagens de excesso de ar médio.

Altas disponibilidade e estabilidade operacionais estão entre as diversas vantagens que este projeto de tecnologia superior dispõe à Cocal Paraguaçu. Outra característica importante deste projeto é a reduzida emissão de NOx (óxidos de nitrogênio) e CO (monóxido de carbono), que permitirá à Cocal adequar-se às futuras restrições de caráter ambiental. Ainda, no que tange a sistemas de geração de vapor de leito fluidizado borbulhante (Bubbling Fluidized Bed - BFB), a automatização integral a partir de um grande número de sensores fornecendo distintos parâmetros para as malhas de controle e intertravamento, torna o projeto robusto. 

A variação da composição do combustível inerente ao processo é contornada por este projeto, garantindo maior confiabilidade a toda a planta. 

 

LOCAL: Paraguaçu Paulista / SP - Brasil

OPERAÇÃO COMERCIAL: Outubro / 2014.

Dados Técnicos da Caldeira:
ENGENHARIA E TECNOLOGIA

HPB Engenharia e Equipamentos Ltda.

VAZÃO MÁXIMA DE VAPOR

200.000 kg/h

PRESSÃO DE OPERAÇÃO DO VAPOR

61 bar

TEMPERATURA FINAL DO VAPOR

490°C

COMBUSTÍVEL PRINCIPAL

Bagaço de cana com PCI de 1.625 Kcal/Kg

EFICIÊNCIA TÉRMICA DA CALDEIRA

86,20% ao PCI

EMISSÕES GARANTIDAS

NOx: <350 mg/Nm³
Particulado : < 200 mg/Nm³

Mais Casos: