+55 16 3513-4600

Casos

BERNECK

Leito Fluidizado Borbulhante:

BERNECK Painéis e Serrados S/A

Nova unidade produtora de 500.000 m³/ano de MDF e 500.000 m³/ano de MDP, em instalação na cidade de Curitibanos-SC, com caldeira projetada para produzir vapor de alta pressão, gases quentes a 850°C para fornalha de óleo térmico e gases quentes a 350°C, para a linha de secagem de fibras.

 

LOCAL : Curitibanos - SC

CONTRATO: Janeiro de 2010

OPERAÇÃO: Julho de 2011

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Caldeira de circulação natural, single drum, feixe de convecção em tubos lisos, superaquecedor divididos em dois módulos, sendo o primeiro em contra-corrente e o segundo em fluxo paralelo aos gases, suspensa por estrutura metálica e fornalha construída de tubos membranados.

Leito fluidizado borbulhante, utilizando como material inerte areia, do tipo fundo totalmente aberto, permitindo remoção completo de elementos estranhos tais como, pedras, resíduos metálicos e outros. Controle de temperatura do leito feito pela combinação de ar primário e recirculação de gases.

A recuperação de calor será feita através de um economizador e um pré-aquecedor de ar, sendo seguidos pela instalação de um precipitador eletrostático para o controle do nível de particulado nos gases de combustão, os quais, após limpos, são direcionados para a linha de secagem das fibras.

Dados Técnicos da Caldeira:
TECNOLOGIA E ENGENHARIA

HPB Engenharia e Equipamentos Ltda
The Babcock and Wilcox Company

VAZÃO MÁXIMA DE VAPOR

85.000 kg/h

PRESSÃO DE OPERAÇÃO DO VAPOR

87,7 bar

GASES QUENTES

10,3 Gcal/h a 850 °C para aquecedor de óleo térmico.
23 Gcal/h a 350 °C para a secagem de fibras.

COMBUSTÍVEL DE PARTIDA

Óleo Leve

COMBUSTÍVEL PRINCIPAL

Resíduos de madeira com umidade média de 62%

EMISSÕES GARANTIDAS

CO: < 150mg/Nm³
Particulados: < 50 mg/Nm³
NOX : < 50 mg/Nm³

Mais Casos: